A NOSSA TERRA
BLOG DE CULTURA E TRADIÇÃO
santa maria da feira
Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa com cerca de 18 000 habitantes2 , pertencente à Área Metropolitana do Porto, ao Distrito de Aveiro e à região Norte.O Castelo de Santa Maria da Feira tornou-se um local privilegiado devido ao comércio que desenvolveu, o que levou a que a população se fosse instalando em seu redor, dando origem à atual cidade de Santa Maria da Feira.

Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira
Todos os anos em agosto, Santa Maria da Feira ruma à época medieval em que cavaleiros com pesadas armaduras disputam grandes combates.
Durante 11 dias o centro histórico transforma-se numa grande feira da Idade Média em que marcam presença artesãos, mercadores, padeiros, entre muitos outros. No interior do castelo, pode-se assistir a episódios da vida quotidiana da época e, no exterior, observar os demais espectáculos e saborear as iguarias daqueles tempos. Pelas ruas circulam músicos, malabaristas e cuspidores de fogo que fazem transportar os visitantes para aquela época .
Contrariamente aos outros anos, em 2015, a Viagem Medieval vai contar com mais um dia, uma vez que se tem registado um crescimento gradual do número de visitas, o que justifica o prolongamento do evento por mais um dia.
Sendo assim, a Viagem Medieval vai abrir portas a 29 de Julho (quarta-feira), prolongando-se até 9 de agosto (domingo).

“Perlim – Uma Quinta de Sonhos”
De 4 de Dezembro a 4 de Janeiro de 2015, a cidade de Santa Maria da Feira volta a abrir portas ao maior parque temático de Natal do norte do País.
Esta será a 7ª edição em que a Quinta do Castelo se veste para encantar um público cada vez mais exigente, pretendendo, assim, concretizar os sonhos e desejos dos mais novos!
Tradicionalmente, são muitos os visitantes que passam pela Quinta do Castelo usufruindo, assim, de momentos ímpares de felicidade e magia tão propícios desta época natalícia.
Venham sonhar connosco!
Sejam bem-vindos a “Perlim – Uma Quinta de Sonhos”!

festa das fogaceiras
A Festa das Fogaceiras é uma festividade popular tradicional no concelho de Santa Maria da Feira.
Com mais de cinco séculos, esta antiga tradição revive o voto feito pela comunidade a São Sebastião para que livrasse a região da peste. Assim, anualmente, a 20 de Janeiro, a Fogaça da Feira é entregue ao santo, conservando a tradição.
Reza a lenda local que, durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Diante de tal acontecimento, ainda hoje a população cumpre o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições do país.
Atualmente, é realizada uma missa solene celebrada na Igreja Matriz e uma procissão que tem início na Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas da cidade.
A procissão conta com a presença de meninas provenientes de todo o concelho, vestidas e calçadas de branco, cintadas com faixas azuis e vermelhas, que levam à cabeça as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do castelo.

imaginarius
Imaginarius ou Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira é um festival de teatro de rua realizado nas ruas de Santa Maria da Feira e é considerado o maior festival de artes de rua em Portugal.
Com um percurso consolidado de mais de uma década na promoção das Artes de Rua em Portugal, o Imaginarius continua a ser o palco privilegiado de conceituadas companhias nacionais e internacionais, que escolhem Santa Maria da Feira para apresentar os seus espectáculos, alguns deles em estreia absoluta, tendo contado com a participação de companhias e artistas de reputação mundial.