A NOSSA TERRA
BLOG DE CULTURA E TRADIÇÃO
santa maria da feira
Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa com cerca de 18 000 habitantes2 , pertencente à Área Metropolitana do Porto, ao Distrito de Aveiro e à região Norte.O Castelo de Santa Maria da Feira tornou-se um local privilegiado devido ao comércio que desenvolveu, o que levou a que a população se fosse instalando em seu redor, dando origem à atual cidade de Santa Maria da Feira.
A Fogaça é um pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, cujo formato representa a torre de menagem do Castelo com os seus quatro bicos.É cozida diariamente em várias casas de fabrico do Concelho e distingue-se pelo tradicional preparo e pela forma como vai ao forno. Comercializada durante todo o ano, a Fogaça de Santa Maria da Feira é utilizada como voto na Festa das Fogaceiras, celebrada anualmente a 20 de Janeiro.
Ingredientes
Farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga, fermento de padeiro, água, canela, sal grosso e sumo e raspa de casca de limão.
Confeção
Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se farinha de trigo até se obter uma massa mole. Se o ambiente for ameno, deixa-se levedar 15 minutos. Depois adicionam-se os ovos, o açúcar previamente peneirado com a canela, a manteiga, o sal, a raspa e o sumo dos limões e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão. Deixa-se fermentar 30 minutos, o tempo necessário para a massa dobrar de volume.
Nesta altura, formam-se bocados de massa do tamanho que se pretende fazer a fogaça, e moldam-se num rolo comprido, semelhante a uma serpente. Depois, começa-se a enrolar pelo lado mais largo, resultando uma pirâmide.
À medida que vão sendo enroladas, as pirâmides vão sendo colocadas no tendal (tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha), onde voltam a crescer (entre 30 minutos a 1 hora).
Colocam-se as fogaças em fila na pá do forno e pincelam-se com ovo batido. Com uma tesoura, dão-se quatro golpes no topo da pirâmide, dos quais resultarão os quatro coruchéus da torre de menagem do Castelo.
Introduzem-se as fogaças em forno bem quente e, 15 minutos depois, puxam-se para fora com a ajuda da pá e, à mão, separam-se as “torres do Castelo”, permitindo, assim, que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente.

fogaça

Vinho Chamoa– “ Bebida do Amor”
Bebida oficial da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, o vinho Chamoa, conhecido como a “bebida do amor”, é um vinho doce fortificado, com uma amora inteira lá dentro e com uma grande história por trás.
O surgimento desta bebida deve-se ao nome do grande amor de D. Afonso Henriques e leva até nós, numa carroça típica, o produto mais especial desta viagem.
Reza a lenda que quem beber Chamoa, beija como se fosse a primeira vez e ama como se fosse amanhã.

a queijeira
Situada numa terra de verdes prados e à sombra do castelo da Feira, a empresa Lacticínios MAF fabrica, ainda hoje, alguns dos mais conhecidos e apreciados queijos portugueses, comercializados com as marcas Rico, Saúde e Queijeira.
Assim, a MAF soube aliar o sabor à tradição, apresentando um queijo cremoso e amanteigado, de textura macia e sabor suave, que proporciona momenos de prazer, acompanhado de uma fatia de fogaça e de um vinho CHAMOA!

caladinhos
Os caladinhos são uma iguaria tradicional de Santa Maria da Feira que teve origem num episódio histórico do regime de Salazar.
Os caladinhos são uma espécie de biscoitos, de consistência mole, com uma forma arredondada e achatada.
Estes doces característicos da cidade podem ser comprados numa das várias casas da especialidade como o café Trovador, o café Castelo e as pastelarias S. Nicolau 1 e 2.
História dos caladinhos
Em 1934, viva-se uma clima de ditadura em Portugal e numa noite, em Santa Maria da Feira, Augusto Padeiro e os seus empregados estavam a fazer um biscoito sortido, com uma forma arredondada e achatada, quando foram visitados pela polícia do regime. Augusto Padeiro, com medo, disse aos seus empregados “Shiu! Calados!” e um dos elementos da polícia perguntou “Porquê que disse calados?” e o Augusto Padeiro respondeu “Porque estamos a fazer calados. Estes biscoitos são os caladinhos!”
Receita
Ingredientes:
5 gemas
4 ovos inteiros
500 grs de açúcar
600 grs de farinha
Preparo:
Bater muito bem os ovos inteiros e as gemas com o açúcar durante cerca de 10 minutos. Misturar a farinha ao preparado, obtendo uma massa bem consistente. Moldar bolas com as mãos e colocar num tabuleiros sobre uma folha de papel vegetal. Levar ao forno a 180°C. Retirar os caladinhos do forno ainda um pouco crus, pois estes secam muito depois de frios… e agora, caladinhos!
.