top of page

chaves

 

Chaves localiza-se a norte de Portugal, é concelho do distrito de Vila Real sendo a sua segunda maior cidade.

É constituido por 41 243 habitantes divididos por 39 freguesias e sede de um município com 590,42 km² de área.

Esta cidade situa-se junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira espanhola o que a torna numa cidadde de bonitas paisagens e com várias qualidades.

Derivado a este facto diferentes povos ocuparam a cidade deixando vestigios de ocupação humana, principalmente os romanos cujo o imperador Flávio Vespasiano reconheceu as suas qualidades termais e características curativas, assim apelidoou a cidade como "Aquae Flaviae", do qual derivou o gentílico de Flavienses.

pastel de chaves

O pastel de Chaves é um folhado salgado em forma de meia lua, recheado com carne de vitela picada e com um excelente tempero.

Este pastel é a iguaria mais cohecida pelos transmontanos sendo autentico, original e inconfundivel.

Com uma historia tão remota que acaba por ser dificil apontar exatamente a sua origem, mas sabe-se que a primeira vez que foram avistados  por uma vendedora, cuja a identidade não é conhecida percorrria a cidade de Chaves com uma cesta de pasteis de forma estranha, começou ai a historia dos pasteis de Chaves.

Em 2012 o ano em que o pastel de Chaves comemorava 150 anos, este pastel foi classificado como produto com indicação geografica protegida, isto é para permitir valorizar, reconhecer e proteger os pasteis quanto a sua origem e qualidade evitando as fraudes e imitaçoes. Assim este Pastel é atualmente um ponto de referência para a cidade, sendo já considerado um ex-libris da gastronomia flaviense. Quem visita a cidade não pode deixar de provar.

presunto

O presunto de Chaves é bem caracteristico da terra, um bom apreciador de fumeiro ouve sempre falar do presunto transmontano, este é um dos mais requesitados e reconhecidos produtos tipicos da região, considerando pelos especialistas o melhor presunto nacional e candidato às setes maravilhas da gastronomia portuguesa.

Este presunto resulta da combinação única entre as características da região, desde da forma de tratar e alimentar o porco como um específico processo de cura. Outra das características do presunto de Chaves, além das suas camadas de magro e gordo, é a sua forma arredondada e não alongada como é comum nos outros presuntos, este processo é tipico flaviense pois dá ao presunto identidade e mais faciliade em fatiar.

Dada aproximidade de Chaves da fronteira a compra do famoso Presunto de Chaves é também uma das principais razões da vinda de Espanhóis a Portugal.

Esta qualidade já não passa despercebida em muitos mercados, fruto da crescente exportação para os mercados da Europa, América do Sul e América do Norte e outras economias emergentes. É portanto um produto que caracteriza a cidade de Chaves.

Feira do Fumeiro, "Sabores de Chaves"
o foloar autêntico 

A união Chaves-Verin, juntou-se mais um ano para acolher a anual  "Feira Dos Sabores De Chaves" com a participação da  Eurocidade. Esta é a feira que mostra as vária iguarias desta cidade, predonimante no fumeiro, devido à matança que ocorrem em Dezembro.

Esta feira é de grande conhecimento derivado ao fumeiro, no ano passado foram vendidas cerca de 20 toneladas, e quanto ao pastel de Chaves com 17 mil unidades, não só isso faz a feira, junta-se os restantes artigos de panificação e produtos da região. Estimando assim na ordem dos 250 mil euros, durante os três dias, com 30 mil pessoas o pavilhão Municipal da cidade acaba por ser pequeno para acolher tanta gente.

Um "sabor" tradicional e genuíno eleva a qualidade da reputação, tonando-a num património cultural e gastronómico que em tempos  era a essencial subsistência de muitas famílias rurais, hoje em dia é destaque na mesa dos portugueses.

A imensa procura tem dado incentivo para a continuação deste evento, surgindo novas unidades de comercialização.

O folar dos transmontanos é um assunto de grande conflito entre as várias cidades portuguesas, pois em grande parte do país este folar é doce e com uma base de bolo, ao contrario do folar de Chaves que é salgado recheado com uma grande variedade de carne de porco. É assim considerado um grande petisco nos laches de família.

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

© 2015 por A Nossa Terra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page