top of page

chaves

 

Chaves localiza-se a norte de Portugal, é concelho do distrito de Vila Real sendo a sua segunda maior cidade.

É constituido por 41 243 habitantes divididos por 39 freguesias e sede de um município com 590,42 km² de área.

Esta cidade situa-se junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira espanhola o que a torna numa cidadde de bonitas paisagens e com várias qualidades.

Derivado a este facto diferentes povos ocuparam a cidade deixando vestigios de ocupação humana, principalmente os romanos cujo o imperador Flávio Vespasiano reconheceu as suas qualidades termais e características curativas, assim apelidoou a cidade como "Aquae Flaviae", do qual derivou o gentílico de Flavienses.

feira dos santos 

Umas das feiras mais importantes no plano socio-cultural está a chegar à cidade de Chaves, este evento ocorre entre os dias 29 de Outubro a 1 de Novembro, considerado o dia de todos os Santos.

A edição deste ano irá ocorrer pela cidade com mais de três quilómetros de barracas tradicionais, stands de artesanato, stands de automóveis, entre outros. Com cerca de 555 expositores esta feira de grandes dimensões não se concentra num só ponto, estando dividida pela cidade fora.

Uma das novidades deste ano é a “Feira da Gastronomia Transmontana”,uma ideia para atrair pessoas dentro e fora da cidade e dar a conhecer o melhor que nela se faz. Como também a Feira do Gado muito prestigiada, a 9º edição do concurso nacional de Pecuaria e o Festival Gastronomico do Polvo. E por fim as diversões que são o epicentro da Feira para os mais jovens. Desta forma a feira centra-se em satisfazer as necessidades de todo o tipo de gerações.

Quanto ao comércio local, este também está envolvido na Feira. Pelo quarto ano consecutivo “O Comércio sai à Rua”, uma iniciativa promovida pela  Associação para a Promoção do Centro Urbano de Chaves.

As lojas do comércio vendem os seus stocks na rua, contribuindo assim para o escoamento do seu produto e dinamizando.

Assim a cidade de Chaves traz uma nova centralidade à feira, tornando-a uma mais valia para os comerciantes de dentro e fora, ajudando a cidade de Chaves a desenvolver. Uma boa maneira de passar um fim de semana cheio de novidades.

 Recriar o passado: Feira medieval

Na praça de Camões, da República e Largo de Infantaria 19, entre os dias 10 e 11 de Setembro realiza-se a Feira Medieval de Chaves. Esta feira consiste em viajar a um mundo medieval, cheio de rainhas, nobres e monges, cavaleiros e os mercados deses tempos. Os visitantes presentes assistirão a um cortejo medieval, à troca e venda de produtos do mercado antigo, jogos para testar capacidades infantis e danças critãs e mulçulmanas.Como também a um vasto leque de música medieval, apresentado com diversos teatros que mostram o que naquela época era feito.

Com mais de 115 barracas, 600 figurantes trajados a rigor e com o apoio dos comerciantes locais é uma feira que dá misticismo à cidade de Chaves.

termas medicinais romanas 

A cidade de Chaves criou uma rede europeia de cidades romanas termais. A autarquia irá realizar o projeto de musealização dos achados posto a descoberto em 2006. Uma descoberta de um patrimonio tão importante, que não poderia

ficar indiferente ao município, assim iniciou-se esforços para criar uma rede europeia de cidades que preserva este legado com cerca de dois mil anos.

 

António Cabeleira, o presidente da camara de Chaves espera que os esforços realizados para erguer este projecto não sejam em vão, que faça aumentar o número de pessoas que visita o concelho e que divulgue as atuais termas de Chaves, indicadas, pelas  suas águas quentes, com fim a tratamento de doenças e maleitas das quais as antigas legiões já usavam como termas medicinais.

 

Depois de 17 séculos, vamos poder entrar num edificio novo, que posteriormente vai ser equipado com tecnologias digitais, que permitirá viajar no tempo e perceber o que acontecia nas histórias romanas antigas. Um investimento de grande valor para a cidade de Chaves, mas que compensará já para o ano de 2015.

castelo

É um monumento nacional desde 22 de Março de 1938 são várias as histórias deste castelo do qual só ficou a torre de menagem. Esta mantém-se viva na história de épocas de reconquista cristã e da vasta resolução dos vários problemas políticos entre lusos e espanhóis.

D. Afonso Henriques foi o grande responsável para integrar Chaves um território Português. Com a elevação de categoria a vila consagrou Chaves como um núcleo populacional, económico e estratégico na defesa do território Português, assim nasce a necessidade de reconstrução do castelo e a torre de menagem.

Agora no seu exterior pertence um jardim que expõem várias peças do Museu Regional, está limitado por muralhas, neste local conseguimos avistar a magnifica paisagem de toda a cidade de Chaves.

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

© 2015 por A Nossa Terra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page