top of page

AVEIRO

 

A cidade de Aveiro é Conhecida como a Veneza de Portugal.

A paisagem desta planície é dominada pela Ria de Aveiro e a beleza dos moliceiros que nela fazem a delicia de todos , 
O nome Aveiro deve-se à existência de numerosas aves palmípedes que povoavam esta área lagunar.

O seu primeiro nome terá sido Aviarium..

tripas de aveiro

As tripas de Aveiro são muitas vezes confundidas com as famosas tripas à moda do Porto, mas em nada são iguais.

Em Aveiro são feitas da mesma massa que a conheçida bolacha americana, a diferenca esta na cozedura da massa. Na tripa a massa é menos cozida, tornando-se uma especie de massa crua doce.

Pode ser servida simples ou com varios acompanhamentos, desde chocolate, a de ovos-moles. Para quem não é tao apreciador de doces, existe tambem acompanhamentos ditos salgados, como queijo e fiambre.

É um doce para todos os gostos, deve ser comida bem quente de forma a ser bem apreciada.

Uma curiosadade, deu-se esse nome de “Tripa” a este doce, porque os antigamente era confecionada de forma diferente, a tripa era servida toda encorrilhada.

É um doce tipicamente do distrito de Aveiro, a mais apreciada é a das bancas do “Zé da Tripa” localizadas nas praias do distrito (Praia da Barra e Costa Nova).

caldeirada de enguias

A enguia é um produto tipíco e muito apreciado na Região de Aveiro. Ao longo dos tempos esta iguaria sempre foi muito apreciada pelas populações ribeirinhas do nosso pais.

É assim que se dá origem a famosa caldeirada de enguias de aveiro. A confeição é simples sendo apenas frita ou de escabeche.

É um prato bastante aprecida pela população aveirense e por todos aqueles que exprimentao esta iguaria.

Para provar esta caldeirada de enguias tão falada sugiro o restaurante Mercado do peixe, localizado no Largo da Praça do Peixe em Aveiro.

 

 

Para mais informações consulte:

 

 

http://mercadopeixeaveiro.pt/pt/ms/ms/sugestoes-3800-243-aveiro/ms-90059348-p-2/

 

ovos moles 

Este doce é o produto mais conhecido da região e da cidade de Aveiro.

É um doce tradicional, este é feito á base de ovos e de açucar. O doce atrai não só pelo seu otimo gosto mas tambem pela sua apresentação. Além do doce em si já ser de varias formas marinhas como conchas, pode ser apresentado em barricas de madeira , decoradas com pinturas locais como as casas da costa nova ou moliceiros.

Os ovos moles de Aveiro foram o primeiro produto de confeição portuguesa a receber o titulo e estatuto de indicação geogafica protegida, que distingue a qualidade regional dos produtos (atribuido pelo Ministério da Agricultura).

Os locais de confenção deste produto mais conhecidas situam-se na zona do Rossio, á beira do canal central, como a confeitaria Maria da apresentação da Cruz.

 

 

Mais informações:

 

http://www.m1882.com/

 

castanhas de ovos

Este é um doce tipico da cidade de Aveiro e tradicional, a existência deste deve-se ás freiras dos conventos existetesa ate ao sec.XIX (dominicanas, franciscanas e carmelitas).

 

O fabrico apesar da extinção dos conventos manteve-se graças as senhoras educadas pelas referidas freiras, foi atraves de uma delas que a receita passou para Olídia dos Anjos Soares, fundadora da “Maria da Apresentação da Cruz & Herdeiros” (melhor confeitaria de ovos moles, castanhas de ovos e seus derivados de Aveiro).

São assim Doces pequenos e deliciosos de cor e forma de castanha, pastosos mas consistentes. São feitos com ovos, açúcar, amêndoa e água. Têm as dimensões de uma castanha e pesam cerca de 10g.

Para Provar esta iguaria visite a Maria da Apresentação da Cruz & Herdeiros.

 

Para mais informações:

 

Silvina da Silva Raimundo, Lda
Rua D. Jorge Lencastre, 37
3800-142 Aveiro
Tel 234 422 323
geral@m1882.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

© 2015 por A Nossa Terra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page